terça-feira, 13 de outubro de 2009

VEGETARIANO OU CARNIVORO?

VEGETARIANO OU CARNIVORO?

Antes de mais nada é importante sabermos o que são proteinas e quais os tipos.
As proteínas são o material básico que compõe as células e os tecidos do organismo. Elas ajudam no crescimento, regeneração e substituição de diferentes tecidos do corpo, como ossos, músculos, tecidos conectivos e as paredes de órgãos.
Tanto alimentos de origem animal quanto vegetal fornecem proteínas. A quantidade adequada a cada pessoa é determinada, basicamente, pela idade e peso.
- As proteínas de origem animal São chamadas proteínas completas, pois contém todos os aminoácidos (unidades químicas das proteínas) essenciais que o organismo não consegue produzir. Exemplos: Carnes, aves, peixes, ovos e laticínios.
- As proteínas de origem vegetalSão parcialmente completas, pois não têm um ou mais dos aminoácidos essenciais. Mas os aminoácidos ausentes em um alimento está, muitas vezes, presente em outros. Para obter proteínas completas, é preciso ingeri-los em conjunto.Exemplos: pão, tofu (queijo de soja), amêndoas, cereais, feijões, arroz, castanhas, massas, batatas.
Mesmo quem não come alimentos de origem animal (vegetarianos ortodoxos) pode evitar a deficiência protéica adotando uma dieta que inclua grande variedade de proteínas de origem vegetal, que se complementam





VEGETARIANO.


O vegetariano descreve que faz uso diário de cereais integrais, leite de soja, germem de trigo, sucos deacerola, laranja ou caju, duas bananas, arroz integral e muita salada. “Gelatina também é importante”, afirma. Ele ingere açúcar e café, mas em pequena quantidade.
A nutricionista Soraia Augusta da Silva afirma que os vegetarianos que se alimentam corretamente, combinando as proteínas vegetais, têm uma vida bem mais saudável, pois ingerem alto teor de fibras, presentes nas frutas, legumes, verduras, cereais. “As fibras podem reduzir os riscos de várias doenças, como as de câncer de colo, de intestino, hipertensão e colesterol”, lembra Soraia.






1 - Vegetariano restrito: é aquele que não come proteína animal, ou seja leite, ovos e carnes.
Ovo-lacto-vegetariano: é a pessoa que só exclui a carne de sua dieta.


2 - Vegetariano seletivo: é o indivíduo que exclui somente a carne vermelha e come aves e peixes.



3 - Vegetariano macrobiótico: é a pessoa que vai além da exclusão da proteína animal de sua dieta; ela procura ingerir produtos mais naturais, de acordo com a energia vital de cada alimento. Os seguidores da linha macrobiótica têm uma filosofia de vida voltada para o equilíbrio do corpo e da alma. Estes indivíduos procuram não comer alimentos com produtos químicos, enlatados.






CARNIVOROS

Segundo a nutricionista, ela não coloca as carnes como vilãs da alimentação, desde que sejam ingeridas com moderação e com o mínimo de gordura. “Entre as carnes, há aquelas com menos gordura, como as aves e peixes, e a carne vermelha magra é mais saudável”, afirma Soraia. Ela completa: “O sistema digestivo do homem está preparado para digerir a carne. Mas nada em excesso faz bem, afinal, o que comemos a mais se transforma em gordura, uma reserva natural do organismo.”




A carne
Fornece todos os aminoácidos (unidades químicas das proteínas) essenciais necessários ao organismo, bem como muitas vitaminas e sais minerais. Por outro lado, contém gorduras saturadas, que aumentam o risco de doenças cardíacas.
A ingestão indicada de carne é de 100 - 150g diárias, no máximo. Prefira as carnes magras.





A CARNE INGERIDA ENTRA EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO NO NOSSO ORGANISMO?


A história de que a carne entraria em putrefação, ficando dias e até meses no organismo. “Os naturalistas da década de 60 espalharam esta idéia e muitos ainda acreditam nisso, mas é um folclore.”


HARMONIA É O SEGREDO!


A nutricionista deixa claro que não existe a necessidade de proteína animal na alimentação humana. Os vegetarianos só precisam balancear a ingestão de proteínas vegetais para não ficarem com deficiência alimentar. “A combinação diária de cereais integrais (como arroz integral, germem de trigo e aveia) com leguminosas (como feijão, soja, lentilha, ervilha e grão de bico) substituem perfeitamente a proteína animal na alimentação e têm a vantagem de não terem gordura saturada. O arroz com feijão do brasileiro é uma combinação perfeita de duas proteínas vegetais”, explica Soraia





CARNÍVORO x VEGETARIANO


DUAS PESSOAS DISCUTINDO UM POUCO SOBRE O ASSUNTO
VEJA A PEQUENA DISCUSSÃO ABAIXO.




Vegetariano: _ É uma crueldade o que fazem com os animais. É hipocrisia falar em "abate humanitário". O animal sente, sofre..... blá...blá...blá...


Carnívoro: _ Crueldade é passar fome, os homens são seres superiores, estamos no topo da cadeia alimentar, é natural que os demais animais nos sirvam de alimento.


Vegetariano: _ Você é um imbecil, pensa com o estômago. Te falta sensibilidade para compreender que não somos os donos do mundo e não podemos fazer dos animais nossos escravos.


Carnívoro: _ Cara você viaja na maionese mesmo, né? Esse sapato que você está usando é de quê?


Vegetariano: _ Couro, porquê?


Carnívoro: _ Ah! E o bichinho que virou este singelo sapato deve ter morrido de acidente, velhice ou infarto, né? huhahahaha.


Vegetariano: _ Você está desviando do assunto. Mas coloque-se no lugar das vacas, dos porcos, das galinhas...


Carnívoro: _ Detesto capim, não sou chegado a lavagem e só como milho cozido.


Vegetarino:_ Não dá para conversar com você. Eu só queria ver se uma raça superior de bovinos superavançados, dominassem nosso planeta e confinassem você e sua família para engorda e abate.


Carnívoro: _ Hum... nossa, que meda! Vc já imaginou se uma raça avançada de brócolis dominasse nosso planeta e deixassem você e sua irmã fresquinhos e bem convervados para comer depois? Ah... fresquinho você já é e sua irmã já está acostumada a ser comida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário